domingo, 10 de junho de 2012

Porque é que quero emigrar?


Bem a propósito do dia 10 de Junho, dia de Portugal vou dizer as razões pelas quais quero emigrar.
Ainda esta semana o meu pai me perguntava porque eu queria tanto e da maneira que eu quero: país novo, língua nova, sem conhecer ninguém e sem ter nenhuns laços...eu quero sair daqui, aceitaria qualquer proposta como Moçambique ou Brasil se tivesse algum contrato porque quero sair e ver o que há mais além, mas a ser eu a preparar a minha emigração por mim própria os meus países de eleição são os nórdicos: Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia. Porquê? estão na Europa e eu tenho um espírito muito europeu, são desenvolvidos a todos os níveis, é um país frio e chove no verão (calha bem porque uma das coisas que mais detesto em Portugal é o tempo seco e super quente...o Sol deita-me abaixo e no Verão sinto-me mais deprimida que nos outros meses do ano...é diferente das outras pessoas eu sei mas é assim mesmo, para além disso no Verão é só incêndios e os nossos bombeiros não são ajudados condignamente), e mais? bem estes tais países têm níveis baixíssimos de corrupção e uma população activa, informada e participativa nas questãoes públicas, isso faz um país avançar ao contrário desta vergonha: só corrupção e uns seres passivos macambúzios.. Assim é normal isto não funcionar! Os nórdicos têm uma democracia nós temos uma encenação! Um país minado de chulos e corrupção não progride, óbvio!
Não ficarei aqui, não gosto disto e sempre tive desejo de ver o que há mais além para falar com conhecimento de causa e horizontes alargados, para além disso tenho espírito de aventura e descoberta. Mas mesmo que até gostasse disto não ficaria aqui. PORQUÊ?
Porque eu não vou andar meio ano a trabalhar para pagar impostos que vão ser mal usados por um estado despesista de irresponsável para depois se endividar e me prestar contas da dívida colossal, bem como pagar brutos ordenadões a chulos, reformas douradas,eu não pago BPN's, não pago submarinos...eu não vou sustentar escumalha! E sinceramente admira-me os portugueses ainda conseguirem levantar-se e irem trabalhar para pagar isto! Ridículo! Não vou pagar nada disto, e não vou ser vítima desta má gestão e de uma cambada de chulos oportunistas vampiros!
Para além disso sou uma pessoa simples e quero andar de bicileta, nos países nórdicos anda-se...aqui com uma das gasolinas mais caras preferem andar de popó e as ruas não são adaptadas a andar de bicicleta.
E já agora, conseguir ter emprego aqui? duvido, quem empregaria alguém como eu? alguém honesto, crítico e que não suporta corrupção num país minado de corruptos?
Estudo energia, vejamos a EDP por exemplo iria-me empregar? alguém como eu? alguém que se insurge contra aquela conta da luz abusiva em que pagamos mais em taxas e impostos que luz? como poderia trabalhar numa empresa cujos superiores são ex-políticos a ganhar brutos ordenadões sem saberem nada de energia e sem fazerem nada de jeito? não é para esquecer, aqui não dá!
Ninguém me empregaria, ninguém! E quanto a empreendedorismo? não tenho dinheiro para lançar uma pequena empresa...e mesmo que tivesse ia consumir-me de raiva porque pagaria comparativamente mais impostos que as grandes empresas, algumas das quais como a Sonae e a Jerónimo Martins nem pagam impostos aqui...pagam na Holanda, é mais barato!
O meu lugar não é aqui, fiquem cá os otários a pagar a chulos e quando quiserem varrê-los de cá para fora e construir um país a sério avisem!
Não há países perfeitos, longe disto, mas eu prefiro ir para um outro, mesmo pior, mesmo com muitos mais problemas, corrupção, etc, é do modo em que não tenhaonada a ver com aquilo, e assim os problemas estruturantes lá não me dizem respeito...aqui não há solução, é andar a vida toda a queixar-me.
Transformaram isto  no paraíso dos corruptos! Vergonha? Deviam de ter os chulos mas não têm.
Mais motivos de vergonha, raiva e revolta:
Emigração: o último a sair que apague a luz!
5 meses a trabalhar para pagar impostos
Portugal é o único país onde a austeridade exigiu mais aos pobres que aos ricos!
Portugal: campeão da desigualdade social
Relatório Internaciona Anti-Corrupção arrasa Classe Política portuguesa
Dívida do Estado deve-se à corrupção
Na Noruega
Portugal um país de chulos
Escândalo do BPN
O caso dos submarinos
BPN: um banco de todos pago por todos
AR a criar excentricidades desde 1974
A ilusão da nossa democracia
RTP: sorvedouro de dinheiros públicos
Portugal no top de compradores de armas
1 milhão de euros para forças armadas afegãs
Duplicaram as reformas douradas