domingo, 11 de março de 2012

Os gastos excêntricos do Banco de Portugal e casa da Moeda





Recebi o seguinte e-mail (não sei quem o escreveu, o autor parece anónimo mas certamente é mais um dos cidadãos indignados como eu e já com pouca paciência para golpadas) sobre a escandaleira que é o Banco de Portugal dar aos sues funcionários subsídio de natal e férias, contrastando com o que foi imposto às demais empresas públicas e funcionários públicos.
Já agora podemos incluir o desleal Presidente da República, que certamente irá receber os subsídios de natal e férias para o ajudar a pagar as despesas porque ele só ganha 10 mil euros por mês! É mais um pobre reformado!
Leiam e pasmem-se!


Meus Amigos,Todos nós ouvimos e vimos ontem na TV o sr. Primeiro Ministro a"justificar" que os funcionários do Banco de Portugal não podem sofrer o corte dos subsídios de Férias e de Natal, porque os mesmos se regem pela legislação europeia do Banco Central Europeu, e não se lhes pode impor a lei nacional nesta matéria.Afinal, o sr. primeiro Ministro é mesmo estúpido, ou... está afazer de todos nós muito estúpidos?Com efeito, o que sucede nas organizações internacionais europeias é que não há 13º nem 14º mês de vencimentos!
Assim sendo, os funcionários do Banco de Portugal, não só não devem receber os subsídios de Férias e de Natal em 2012 e 2013, como devem devolver os que receberam indevidamente nos anos anteriores!!! Ou será
que os ditos funcionários são "funcionários portugueses" para receber e são"funcionários europeus" quando se trata de pagar?E, infelizmente, não houve ninguém da nossa "maravilhosa"Comunicação Social que tivesse
feito esta simples e ingénua pergunta ao sr. Primeiro Ministro!...Leiam, reflictam e divulguem. E, se por acaso, algum dos destinatários tiver o endereço e-mail do sr. Governador do Banco de Portugal, deve considerar o dever cívico de lhe enviar este mail, pois alegadamente esse senhor está a necessitar de fazer uma acção de
Formação nestas matérias...Chega de adaptar as Leis e os procedimentos ao que convém aos amigos e aos "boys"...



Não vi a declaração na TV mas está aqui a notícia num jornal: dn


Ora bem pegando neste mail vou citar um artigo que vinha na revista SÁBADO de 2 a 8 de Fevereiro de 2012:


As despesas incríveis do Banco de Portugal...
Desde Maio de 2009, o Banco de Portugal (BdP) gastou cerca de:
-167 mil euros para produzir conteúdos audiovisuais informativos
-650 mil euros num só contrato de assessoria jurídica com a Sérvulo & Associados, para defesa da instituição no processo do BCP.
-há também contratos de aluguer de autocarros de turismo, alojamento em hotéis, decoração de interiores (uma "interveção artística de Fernanda Fragateiro" custou 10 mil euros, agendas,despesas em jardinagem paisagística, serviços de consultoria, automóveis (em 2011, dois carros comprados à Caetano Baviera custaram 62 mil euros; outro à Auto Sueco, custou 32 mil euros; e outro ainda comprado à Tecauto, também custou 32 mil euros) ...só em 2011 gastaram 126 mil euros na compra de quatro automóveis topo de gama.
-806 mil euros em "serviços de viagens", desde 2009, três das quais foram efectuadas pela Comissão de Reformados (CR) e perfazem 138 mil euros da despesa. À SÁBADO, o BdP garante que não ofereceu nada à CR, tendo funcionado como um intermediário no processo de aquisição. Ou seja, adiantou o pagamento aos fornecedores  - uma benesse que, sublinha, "não representou custos para o BdP".
Os funcionários, reformados e respectivos familiares usufruem de um Fundo Social que recebe dotações orçamentais do Conselho de Administração . Entre as atribuições do Fundo Social contam-se a gestão dos refeitórios do BdP, o estímulo de actividades para os filhos dos empregados, o apoio à CR ou a atribuição de subsídios não reembolsáveis, adiantamentos e empréstimos de carácter social sem juros.
- E há a Quinta da Fonte Santa, localizada em Caneças, Odivelas, foi adquirida por 109 mil contos (cerca de 550 mil euros) em 1989, na sequência de um processo de dação em pagamento de dívidas ao BCP. Tem custos anuais de manutenção de 257 mil euros e serve de espaço de lazer para funcionários, reformados, familiares e convidados da instituição. Dispõe de centro equestre, duas piscinas, campos de futebol, courts de ténis, ginásios e até um minigolfe. Terá sido por isso que o BdP adquiriu, em Setembro de 2010, "equipamento para golfe" no valor de 5 mil euros? O Banco garante que não: "É um carro eléctrico, utilizado no centro de formação para transporte de pessoas com dificuldades de locomoção".
-Direito a 25 dias de férias, a que se somam os dias adicionais em função da antiguidade de cada funcionário - no total, podem chegar a 30. 
- Beneficiam de assistência médica e cuidados de saúde no âmbito dos Serviços de assistência Médico-Social e podem contrair empréstimos para habitação, com juros bonificados, que também podem utilizar para comprar um terreno e construir casa própria. ou até para substituir empréstimos concedidos por outros bancos para o mesmo fim.
-uma data de subsídios: 
*subsídio de almoço de 10,59 euros por dia, mais do dobro dos 4,27 euros pagos à função pública.
*os trabalhadores que exercem as funções de caixa têm direito a um "abono para falhas" no valor de 133,30 euros mensais. Trata-se de um abono comum no sector bancário.
*subsídio de claviculário: subsídio exclusivo do BdP, são mais 133,30 euros mensais, para trabalhadores que intervenham na "abertura, fecho, movimentação e recontagem de valores nas casas fortes".
*subsídio infantil  por cada filho para todos os funcionários que mais tarde foi substituído por um subsídio de estudo que cresce com o nível de escolaridade: de 27,87 euros por mês no ensino básico até 68,12 euros no superior.
* continuam a receber os subsídios de férias e de Natal, ao contrário do que acontece na restante função pública. Aliás o subsídio de férias de 2012 já foi pago, em Janeiro, tal como definiu no acordo da empresa.

O Conselho de Administração do BdP escuda-se no seu "estatuto de indeendência e autonomia financeira e administrativa" e nos acordos colectivos de trabalho para não cortar nos subsídios de férias e de Natal. lém disso, a Lei do Orçamento do Estado para 2012 não determinou à instituição a aplicação das disposições relativas às remunerações dos trabalhadores do sector público.

Com a polémica que se gerou em torno deste regime de excepção, o BdP comprometeu-se a 10 de Janeiro com uma "política de contenção": extinção dos subsídios para aquisição de livros e computadores, redução dos dias adicionais de férias, diminuição do peso das remunerações variáveis do orçamento total, limitação das taxas de promoções de cada departamento (20% nas promoções e 10% nas progressões), fim das comparticipações para compras de colchões ortopédicos e a redução das comparticipações de próteses auditivas, exames  auxiliares de diagnóstico, despesas de natação e ginástica correctiva.

...e as da Casa da Moeda

Entre outras coisas, os funcionários têm adiantamentos de salário para pagar viagens e mensalidades de ginásio. E são compensados quando a empresa tem lucros.
Qualquer um dos 690 funcionários da Imprensa Nacional- Casa da Moeda (INCM) pode pedir um adiantamento do salário para pagar despesas de saúde, o ginásio ou até uma viagem. Em 2011, com o aumento do número de requisições, a administração desta empresa pública aumentou o valor disponibilizado de 1062 euros para 1132 euros. O serviço é melhor do que o oferecido por um banco, pois os adiantamentos são descontados do ordenado do funcionário em nove prestações sem pagamento de juros. Quatro meses depois é possível fazer um novo requerimento (o prazo era de seis meses, mas foi diminuído face ao aumento do número de pedidos).
Para garantir o bem-estar no trabalho, esta empresa pública responsável pela ediçao do papel Diário da República ou pela emissão do cartão do cidadão promove semanalmente aulas de ginástica laboral. Além dos postos médicos da INCM (onde desde o ano passado têm acesso, por exemplo, a uma consulta semanal de nutrição), os colaboradores e respectivos filhos têm direito a um subsistema de saúde que lhes dá acesso a vários hospitais privados (como o da CUF, o da Ordem Terceira ou o da Luz, através de convenções) e tratamentos especializados como hemodiálise ou radiologia.
As crianças recebem ainda um subsídio para compra de livros escolares. O valor é duplicado caso seja o melhor aluno no seu grau de ensino. No verão, os jovens entre os 6 e 17 anos têm acesso a um programa, comparticipado pela INCM, de dois meses de ocupação de tempos livres com idas à praia, ao jardim zoológico ou a museus. Em Julho e Agosto do ano passado, houve até quem fizesse aulas de surf. 
Mas os benefícios dos funcionários não ficam por aqui. Quando estão de baixa por doença, a INCM garante o vencimento líquido: além do pagamento de subsídio de doença, recebem ainda um complemento remuneratório pago pela empresa. Esta adianta outros subsídios devidos em caso de acidente em serviço, maternidade, paternidade e assistência à família. E também pode custear parte da mensalidade das creches ou dos lares de idosos.
OS REFORMADOS continuam a poder ir às duas cantinas, onde as refeições lhes custam 1 euro. Além do pão e da sopa, têm um prato de peixe, outro de carne, dieta, bitoque, opção vegetariana, bebida e sobremesa (fruta, doce, queijo ou iogurte). As viúvas de antigos trabalhadores, que pertenciam à extinta Caixa de Auxílio a Viúvas e Orfãos, podem receber uma pensão especial de sobrevivência e de invalidez.
Quando o ano financeiro corre bem, os funcionários têm direito a parte dos lucros: em 2010, segundo foi noticiado no boletim interno da INCM, 96% dos colaboradores receberam como compensação pelos lucros do ano anterior 1,3 vezes o valor da sua remuneração base mensal. Nesse ano o salário médio mensal ilíquido foi de 1232 euros.
Contactada pela SÁBADO, a INCM não respondeu a qualquer pergunta.


Portugueses eu estou à espera que um dia vos salte a tampa e acabem com esta escumalha de chulos porque até agora mais não têm feito do que gozar com a vossa cara....não estão fartos?
Espero ter ajudado a divulgar e a mexer consciências e fazer com que as pessoas se indignem realmente...ou acham mesmo que ELES (os tais ELES que não se sabe quem são...são os chulos do país), podem andar assim com o vosso dinheiro e exigir-vos sacrifícios!
Acima de tudo agradeço ao excelente trabalho que a Revista SÁBADO a informar os cidadãos, é uma revista excelente com jornalismo muito competente e que procura a verdade e informar-nos sobre a verdade.
Vá portugueses está na hora de deixarem de ser piegas e acabarem com esta chulice!
O que temem?