segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nobel da Economia diz que salários em Portugal têm de ser baixos

Paul Krugman, Nobel da Economia em 2008, em Portugal, na Universidade de Lisboa onde recebeu a insígnia de Doutor Honoris Causa


Quando cheguei a casa e liguei a TV no telejornal e vi a notícia que o Sr. Krugman  (Nobel da Economia em 2008) tinha ido à Universidade de Lisboa lá receber a insígnia de Doutor Honoris Causa percebi todo o rebuliço à volta da Cidade Universitária hoje: tanto bom carro (alguns até com matrícula estrangeira) com motorista estacionado, e até um jaguar e um bentley! Alguém importante deveria de estar pelas redondezas, mas certo é que já me tinha habituado a ver mercedes e audis e BMW a rondar Lisboa, especialmente pela zona da Cidade Universitária onde muitas vezes aumentam de velocidade ao pé das passadeiras...a lata toda de Mercedes e BMW e Audis é aliás imagem recorrente na reitoria da UL.

Já tinha ouvido falar nas notícias do Sr. Krugman, na semana passada até na aula de economia estávamos a fazer um exercício com dados e na legenda estava a dizer: Krugman, Nobel da Economia de 2008.

Ora aqui está a frase da discórdia, que deve dar panos para mangas em discussão:

"Eu sei que as pessoas perguntam porque quero salários baixos. Infelizmente Portugal tem um défice externo muito grande e vai ter que melhorar a sua competitividade e isso significa que pelo menos, os salários em Portugal devem crescer menos do que na Alemanha de forma substancial. Isso provavelmente significa um corte de salários. Não é bonito mas é o que tem de acontecer", Paul Krugman (27-2-2012)


Ora bem o Sr. Krugman deve ser ser muito inteligente, Nobel da Economia e tudo...e agora Doutor Honoris Causa por três universidades lisboetas: técnica, clássica e a nova (não faço ideia do que esse título quer dizer, mas deve ser um reconhecimento da sua sapiência sem ímpar)...mas não faz ideia da barbaridade do que está a dizer! Mas quem sou eu para falar? Ninguém, aliás sou repetente na cadeira de economia...mas o que o sr. Krugmann disse não faz sentido nenhum: os salário médios e mínimos dos portugueses, tendo como padrão os salários médios e mínimos alemães estão muito, mas mesmo muito, muito mesmo já abaixo dos ordenados dos alemães, não sabia? Então porque fala do que não sabe? Como é que pode sequer dizer que conhece bem Portugal (desde 1976)? Poça realmente como é que um Nobel pode mandar bitaites sobre o estado de um país como se soubesse de tudo e fosse a Razão em pessoa e nem fazer o trabalho de casa e averiguar que se o que diz tem razão?
Ora aqui está: salarios-minimos-europeus e salarios
Lista dos salário mínimos mensais de diversos países (em euros):
Luxemburgo: 1369 euros
Holanda: 1249 euros
Bélgica:  1163 euros
França:   1154 euros
Reino Unido: 1105 euros
Irlanda: 1073 euros
EUA: 877 euros
Grécia: 750 euros
Malta: 535 euros
Espanha: 526 euros
Portugal: 485 euros
Eslovénia: 451 euros
Hungria: 212 euros
Polónia: 201
República Checa: 199 euros

  • Então depois de feita esta investigação concluímos que a Alemanha ao contrário da maioria dos países a Alemanha não tem um ordenado mínimo estipulado por lei, mas a sua mão de obra é 3ª mais cara da Europa...e não é por isso que deixam de ser competitivos. Os trabalhadores em média recebem 50,4 mil euros por ano...são há volta de 4200 euros por mês!!!! Os portugueses recebem em média 800 euros, o nosso ordenado mínimo é de 485 euros! Repito 485 euros...GANHAMOS 8,6 VEZES MENOS QUE OS ALEMÃES!!! Se o Krugman acha bem cortar entre 20% a 30% dos nossos ordenados em relação aos alemães isso queria dizer que em vez de recebermos de ordenado mínimo 485 euros receberíamos entre 840 euros (corte de 30% em relação a ordenados alemães) a 1260 euros (corte de 20%)...assim ganhávamos quase ou mais que o dobro do que ganhamos e o sr. Krugman falou em cortar...não em aumentar...mas se por acaso estiver em falar em cortar entre 20% a 30% o que se ganha então em média os portugueses deixavam de receber 800 euros para receberem entre 160 a 240 euros e os que ganham o ordenado mínimo coitados com esses cortes deixavam de receber 486 euros e receberiam entre 145 euros(menos 20%) a 97,2 euros (menos 30%)...alguém conseguiria viver assim? Nem pensar, muito menos com o Euro e o nível de vida que exige: é impossível ganhar como no Bangladesh e viver como os parisienses e os alemães abastados!
  • Então acha mesmo que é preciso descer drasticamente os salários para ser competitivo? então como é possível os alemães serem tão competitivos e terem brutos salários?
  • E depois ainda vem dizer que não é preciso mais austeridade, que isso retrai o consumo...mas baixar salários entre 20% e 30% não é uma medida de austeridade das grandes???

Então das duas uma: ou foi um lapso por parte do Sr. Doutor Krugman ou então o sr. fala nitidamente sem conhecimento de causa.
Mas se o Sr. Krugman, por acaso, estava a falar  no corte de salários dos jornalistas e apresentadores da RTP (RTP), no corte das pensões douradas (como a dos Catrogas), nos ordenados de dirigentes políticos e directores/ admnistradores e o diabo a sete de empresas público ou público-privadas..aí concordo eles ganham muito á custa do povo, lá há muito para se cortar! (ler: reformas-douradas chulos portugal-desigual).
Mas se isso dos tais cortes for para ser aplicado à generalidade dos trabalhadores então é uma piada de mau gosto: nós já somos os mais miseráveis da Europa, aqui o ordenado mínimo é 200 euros menos que a dos gregos (ordenado mínimo na Grécia é de 751 euros).
Mas é que o economista Paul Krugman defendeu esta segunda-feira que Portugal precisa de cortar salários 20 a 30% face à Alemanha, que serve de referência na Zona Euro. Mas não precisa de cortar salários para o nível da China...no fundo o que este Sr. diz é: vocês portugueses têm que receber um ordenado miserável, pagar pelo ordenado dos alemães, mas não precisa ser equiparado aos chineses... Obrigado Nobel!

Ó Krugman se és assim tão bom porque é não vais ajudar o teu grande país, os EUA, com uma dívida astronómica brutal, o 2º país mais endividado do Mundo? (crise-das-dividas-soberanas).
Tu que dizes que temos uma dívida externa enorme, tu que vives num país em que todos os dias saem milhões de euros para financiar guerras??? Que moral tem este Nobel!? Sei que não sou ninguém para falar assim de um Nobel, mas isto que ele disse é absurdo e para além disso a desculpa " é a economia estúpida" comigo não cola!

Vi também na RTP informação, um pouco da entrevista de Krugman aos jornalistas e até concordei com algumas coisas do que ele disse, nomeadamente de que Portugal está numa armadilha do Euro...sair do Euro, como já se sabe não será fácil, muito estará em jogo e iria aumentar estrondosamente a nossa já grande dívida (tenho uma sugestão, façam como os islandeses e não paguem!).
Então é assim, um jornalista perguntou se a economia portuguesa que não cresce é 10 anos, é uma economia zombie...Krugman disse que até estamos a exportar bem. 
Peço desculpa: a economia portuguesa não cresce há 10 anos???? Que engraçado...há 10 anos atrás, por coincidência pura, entrámos no EURO!


Krugman em entrevista ao jornal Público de 29- Fevereiro diz:

"A Grécia está a chegar ao fim do jogo. Não vejo como é que possa continuar no Euro. A austeridade está a afundar a sociedade e não aguentam mais. Sair do Euro não será fácil, mas ao menos dar-lhes-á alguma esperança de recuperação acho que foi um erro [entrar no euro] para a Grécia e eu diria também para Portugal. Eu percebo que na altura era difícil era difícil dizer não , até porque na altura estavam todos a fazê-lo, mas a verdade é que seria tudo mais fácil agora. Aliás a vida teria sido muito mais fácil no caminho para a crise e agora"


Krugman quer que as pessoas todas de modo geral entendam a economia (mas pelos vistos ele nem se deu ao trabalho de saber como funciona a nossa, nomeadamente os ordenados dos trabalhadores) e diz não entender porque tantos peritos têm-se esforçado por explicar tanto sobre biologia, física, química, astronomia  sendo muito parcos em explicar a dinâmica da economia, o que como ele próprio o disse, é absurdo pois a economia afecta muito a vida das pessoas...bem provavelmente os peritos não querem estragar os lobis políticos, se as pessoas percebessem alguma coisa de economia estariam muito mais reticentes em pagar dívidas de bancos que faliram por corrupção e falcatruas...mas por enquanto a explicação: "é a economia estúpido" vai pegando...
Quanto à questão: " a depressão dos anos 30 acabou com a 2ª Guerra Mundial, devemos recear um conflito?", Krugman foi peremptório em dizer "sim é possível..." e fez referência à Hungria e ao nº de partidos autoritários a surgir na Europa e da situação da Hungria "um país à beira do abismo que corre o risco de deixar de ser uma democracia". Mas quanto a conflitos, já ouvimos a Sra Merkell e o seu cãozinho Sarkozy adverterem que "se o Euro cair, a Europa cai...e não podemos garantir mais 50 anos de paz e prosperidade", portanto já nos alertaram com essa possibilidade!


Quanto à questão: "Quais são as opções para Portugal?", Krugman diz que são poucas, as opções estão em Berlim e Frankfurt, não aqui...é o compromisso com a moeda única que nos anula essas opções.
Trocando por miúdos somos reféns da dívida e estamos a trocar a nossa soberania por um cheque alemão.
Europa a terra de sonhos prometida do leite e do mel...cada vez te pareces mais um pesadelo...
Mais:
25-anos-na-uniao-europeia
bce-com-depositos-recorde
BCE explicado
assimetrias-da-zona-euro
alemanha-e-europa-dos-contrastes
euro-vantagens-e-desvantagens
portugal-deve-deixar-zona-euro