sábado, 25 de fevereiro de 2012

Maior onda do Mundo é portuguesa


Bem esta é uma notícia velha (de Novembro de 2011), no entanto, achei por bem relembrar e guardar aqui no blogue esta notícia que algum tempo tenho demorado a escrever no blogue.
Não tinha noção do potencial de surf em Portugal, mas afinal temos uma costa mesmo incrível para praticar a modalidade. Aliás, Portugal é o país que tem a única reserva de surf na Europa na Ericeira e 2ª reserva mundial juntamente com Malibu, na Califórnia, EUA tendo sido escolhida pela organização mundial Save the Waves num total de 126 ondas nomeadas em 34 países diferentes (surfportugal ericeira surf). Recentemente Santa Cruz nos EUA também se tornou reserva mundial de surf.
O objectivo da organização Save the Waves tem como propósito criar em todo o mundo zonas de reservas protegidas contribuindo assim para a preservação do ambiente.


Garret McNamara é um famoso norte-americano surfista de 44 anos nascido na Califórnia mas desde que se mudou aos 11 anos para o Havai nunca mais largou as pranchas.
McNamara desenvolve uma actividade lucrativa que a maioria definiria como suicídio. A última vez que enfrentou a morte foi no ano passado, em Novembro, em Portugal mais precisamente na praia do Norte, na Nazaré onde aliás gravou um documentário que hei-de alugar um dia destes pela ZON.
Garret McNamara só se mete em ondas grandes e perigosas e desceu uma onda de 30 metros...como se estivesse em queda livre de um prédio de 30 metros...a maior onda alguma vez surfada! garrett-mcnamara-surfou-na-praia-do-norte-na-nazare-a-maior-onda-de-sempre
Não fazia ideia que o nosso país podia produzir ondas gigantes mas isto tem uma explicação científica: a praia do Norte está sob o efeito de um fenómeno conhecido como "canhão da Nazaré", que faz com que se formem ondas deste tamanho. Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 km de comprimento e 5 km de profundidade, que canaliza a ondulação do oceano Atlântico para esta praia.
"Foi espectacular! Provavelmente a maior onda que alguma vez surfei. Muito poderosa. Nenhuma das ondas que apanhei foi tão grande e tão forte"- contou Garret.
Confrontado com a possibilidade de ter desaparecido para sempre naquele momento, Garret, casado e com três filhos, assume o risco que corre conscientemente: "Se tivesse caído naquela onda, muito provavelmente teria morrido. A onda era tão poderosa que me podia ter morto com facilidade", explicou. Porém, desta fez não sentiu "medo". "Tudo se encaixou da melhor forma. Senti-me muito bem" descreve.
E o que pensará Garret durante aqueles segundos no cume da enorme massa de água: "Penso sempre de uma forma positiva. Ou que vou ficar bem ou que vou conseguir surfá-la".
"Depois de ter surfado aquela onda não me senti cheio de adrenalina. estava calmo e relaxado. Foi uma experiência zen muito boa. Foi tudo perfeito".
Para descrever uma experiência próxima do suicídio com linguagem esotérica é preciso estar num patamar muito elevado de convívio com a mãe natureza...e essa comunhão com a natureza é a essência real do surf.

Tem mil anos de história, mil anos de memória para contar neste país de sonho azul à beira mar.
Portugal é mesmo um paraíso à beira mar plantado...mas não é tratado com o devido respeito e orgulho da parte dos portugueses.

Fica aqui o vídeo fantástico deste recorde brutal: