quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Portugal:o país do insólito


PORTUGAL=País Onde, Roubar, Tirar, Usurpar, Gamar e Aldrabar, é Legal !!!! 
Ora bem estão aqui várias notícias da actualidade que me fazem olhar para este país como o país do insólito:

1- No dia 26 de outubro vi no telejornal da tarde da SIC e da TVI uma notícia incrível:ao que parece agora a empresa "Estradas de Portugal", lembrou-se de cobrar aos comerciantes que fazem publicidade ao seu negócio, quer com placares expostos na estrada quer na própria loja (por exemplo você tem uma loja de tintas e pôs em cima da sua porta um cartaz a dizer: "Tintas e Bricolage"). Vários comerciantes, especialmente da zona de Alcobaça receberam cartas intimidatórias a dizer que tinham de pagar certa quantia de dinheiro no prazo de 10 dias de modo a poderem continuar a ter lá a publicidade, e são quantias milionárias, algumas chegam a ser 4000 euros...numa altura de crise os comerciantes dizem ser impossível pagar tal coisa ainda para mais em 10 dias.
As Estradas de Portugal diz que quer acabar com publicidade ilegal, mas certo é que até agora, mesmo ninguém tinha ouvido falar de tal taxa...pessoas que na zona têm negócio há mais de 20 anos apenas pagavam ao município uma taxa e não foram informados da nova taxa, de modo que não percebem entre outras coisas o crácter intimidatório da carta, como se estivessem a dever alguma coisa que soubessem dever há demasiado tempo...os comerciantes dizem também que as ditas cartas nem sequer dizem datas e o porquê real de terem de pagar.
Não encontrei a notícia escrita na internet, mas a navegar encontrei um post a dizer que as Estradas de Portugal já cobraram também taxas sobre publicidade em Beja ( clique aqui: taxas de publicidade em beja).
A própria câmara municipal de Beja disse que essa taxa é ilegal!

O porquê desta nova taxa que repentinamente este organismo do estado se lembrou de impôr é só um: gamanço! Mais formas de roubar e esmagar as pequenas e médias empresas que contribuem com mais impostos do que bancos e muitas multinacionais...sugiro que ninguém pague, isto é um abso!

2- Como se não bastasse termos o país esquartejado de auto-estradas (3 só para o Porto), com portagens caras e gasolina cara em que quase metade do custo de combustível é imposto estatal agora querem privatizar estradas públicas!!!
Com todo este gamanço o Estado pretende arrecadar 190 milhões de euros.
clique em: privatizar estradas públicas

3- Foi inventada uma nova portagem desta vez entre Cais do Sodré e Alcântara, num troço de estrada que antes era pública firam colocadas cancelas a seguir a uma rotunda e pedem a módica quantia de 40 cêntimos para passar para o lado de lá da cancela.
Veja: sic
É tudo a roubar por todo o lado......

4- Dia 26 de Outubro 2011 vi na SIC o caso de várias pessoas que ficaram sem receber os devidos extra 200 euros por mês de pensão após terem descontado mais 2% para a segurança social do que era pedido com o intuito de virem a ter uma reforma mais composta...outro ataque a quem trabalhou uma vida inteira e vê assim os seus direitos negados.

5- centros de saúde e escolas que fecham no interior e não só (na Damaia também) contibuindo ainda mais para a desertificação do interior sendo uma ataque à qualidade de vida das populações.

6-ao mesmo tempo Portugal importa médicos estrangeiros da Costa Rica e não só enquanto jovens portugueses todos os anos se esforçam para entrar em medicina em Portugal e mesmo com altas notas não conseguem porque há poucas vagas.

7-Teixeira dos Santos, ex-ministro das finanças que também ocultou ao país o Estado das contas (não me venham dizer que o Sócrates não lhe deixava falar!) veio dizer que era delirante dizer que se deveriam responsabilizar os políticos por estarmos neste estado porque a culpa não é só dos governantes mas também de quem os elegeu...em parte concordo, mas a partir do momento em que a campanha é de uma forma e depois governam de outra devem ser responsabilizados uma vez que não estão a representar quem votou neles pois que estão a fazer ao contrário daquilo que disseram que iam fazer (ou não fazer). E a velha desculpa de "a culpa é do governo anterior!" já não cola uma vez que é impossível não saberem do Estado das coisas estando no parlamento.

8- O jornal expresso publicou na internet os vencimentos de políticos antes e depois de estarem do poder...atenção aviso-vos de que são ofensivos!
veja-os-rendimentos-de-15-politicos-portugueses-antes-e-depois-de-passarem-pelo-governo
Os vencimentos anuais não se ficam por dezenas de  milhares de euros passam a ser de centenas de milhar!

Destes 15 e-políticos o mais ofensivo é de José Penedos que ganha 738.635 euros por ano!!! Começou por ser secretário de estado e agora é presidente da REN (rede elétrica nacional, uma empresa pública!) e Fernando Faria de Oliveira que começou como ministro do comércio e turismo e agora é presidente da comissão executiva da CGD (Caixa Geral de Depósitos, um banco publico) mas igualmente chocante talvez seja o Sô Joaquim Pina Moura que começa a ganhar 22.814 euros por ano  em 1994 num cargo desconhecido (!) e agora ganha 697 338 euros por ano com os seguintes cargos sem funções executivas: deputado à Assembleia da República, Presidente do Conselho de Administração da Iberdrola Portugal, Electricidade e Gás, vogal do Conselho de Administração da Galp Energia.
Repare bem, a maioria daqueles políticos enquanto estava no governo já ganhava bem (cerca de 200 euros por mês), após estar no Governo acumularam pensões vitalícias de 2000 a 10 000 euros (Catroga ganha 10 000) ou seja têm uma reforma por no mínimo 4 anos de merda (que é como quem diz mandatos no poder) e depois vão ocupar cargos de topo em empresas público privadas ou públicas como a GALP, EDP, REN, CGD!!!
 Lindo!

9- Esta é sobre a criminalidade em Portugal e sobre a impunidade dos criminosos devido falta de respeito pelas forças de segurança pública a quem lhes são concedidas verbas insuficientes:
Na margem Sul, Barreiro, assaltantes assaltam uma pastelaria de madrugada matando com uma arma branca um funcionário da pastelaria e deixando o patrão gravemente ferido...os assaltantes roubaram apenas uma TV e tabaco!


10- O subsídio de férias e de Natal da função pública vão ser cortados, aliás eliminados completamente para o ano que vem, mas as pensões dos políticos permanecem intocáveis: pensoes-vitalicias-de-ex-politicos-vao-ser-poupadas.
Mas agora já estão a pensar eliminar completamente de vez o 13º e 14º mês em vez de apenas dois anos...nenhuns cortes dos subsídios de natal e férias foram acordados com a troika ou seja este governo está a ir além do que foi exigido porque sim.

11-No programa Grande Entrevista, da RTP1, José Miguel Júdice, advogado deu nota positiva ao mandato de Pedro Passos Coelho e desculpou as promessas não cumpridas do primeiro-ministro efectuadas durante a campanha eleitoral: "Não podemos dizer a verdade toda, pois se o fizessem não votávamos neles", justificou. Lindo não é? (não vi o programa mas li na revista Fócus de 9 a 15 de Novembro de 2011).

12- Soares dos Santos presidente do grupo Jerónimo Martinsproferiu no dia 7/11/2011 num jantar de debate: "Um presidente da CGD a ganhar 5 mil euros é um convite à mediocridade...fico espantado como é que o presidente da Carris tem paciência para estar naquela companhia e ganhar meia dúzia de euros por mês". Claro porque sem ordenados milionários, os melhores gestores vão fugir do país, os melhores governantes não vão aceitar ir para o governo e os empresários de topo não vão estar para aturar cargos em empresas públicas.E este sr ainda disse mais: "não percebo a decisão de se ter de ganhar menos que o Presidente da República, porque o Presidente da República não faz nada!". (Jornal i de 10 de Novembro de 2011, jornalista Ana Kotowicz na crónica: Medíocres como nós).

13- "Em 2010 gastámos 5,2 mil milhões de euros em juros. Este ano serão 7,1 mil milhões. No próximo, 8,8 mil milhões. Em 2013? mais ainda...contas feitas, são quase 30 mil milhões para juros (18% do PIB) em 4 anos, quase o triplo do que temos de cortar ao défice- de 16,8 mil milhões para 5,2 mil milhões-no período" (jornal i de 10 de Novembro de 2011, jornalista Filipe Paiva Cardoso na crónica: Hora de assumir o inevitável).

14- O secretário de Estado da Juventude, Alexandre Miguel Mestre disse que os jovens desempregados portugueses deveriam "sair da sua zona de conforto e emigrar" (Secretario-de-Estado-aconselha-emigracao-aos-jovens). O que é mais ou menos isto quanto a mim: "quem está mal mude-se", para além de ser um sinal claro de quem não tem absoluta esperança para a juventude ter emprego. Eu pessoalmente acho uma afirmação de muito mau gosto, ainda por mais de um membro do governo que deveria estar interessado em solucionar estes problemas no país e torná-lo competitivo. Mas sou totalmente a favor de emigração...a questão é para onde...até os EUA estão muito mal com casas à venda a um dólar! O Mundo todo está minado pelas forças ocultas do capitalismo...mas estou a falar de Portugal, isto fica para outro post.

15- Outra notícia do i de 10 de Novembro de 2011:
Universidade de Coimbra fecha em 2013 se os cortes se mantiverem:
"Basta mais um ano igual ao próximo e é suficiente para a Universidade de Coimbra fechar as portas e encerrar um percurso que começou no século XIII." É o aviso que o reitor João Gabriel Silva deixou ontem antes da cerimónia da tomada de posse do director da Faculdade de Economia: "O corte para 2012 deixa-nos em absoluto limiar de funcionamento com um mínimo de dignidade, mas sem margem nenhuma. Um corte equivalente em 2013 fecha a universidade".
O relatório do Orçamento de Estado diz que as 15 universidades vão gastar 1,1 mil milhões de euros em 2012- uma diminuição de 134,5 milhões (11,4%) face a este ano.

16-E agora para completar o vasto leque de absurdos termino com a declaração pública de Passos Coelho que diz que "Portugal só vai sair da crise empobrecendo!" passos-coelho-so-vamos-sair-da-crise-empobrecendo-video.
É certo que temos de fazer cortes drásticos neste Estado gordo e sugiro que acabem com as pensões chorudas e vitalícias dos políticos, bónus absurdos e chocantes de gestores públicos, pessoal a mais em câmaras, serviços administrativos, etc mas digo eu, que não sei nada de economia: que tal fomentar a produção de riqueza?
 E depois perguntem-me como. Como? hum...que tal deixarem os portugueses pescar na costa portuguesa? protegerem produtores nacionais em vez dos estrangeiros? que tal deixarem de pagar aos agricultores para não produzir e incentivá-los a produzir? que tal passarmos a produzir o que podemos aqui em vez de estarmos a comprar tudo aos outros.
Mas isto digo eu, que não sei nadinha de economia!
Talvez um dia se souber passar cheques carecas, fazer desvios de dinheiros públicos e fazer falir um banco e ter amnistia política, talvez aí sim eu possa dizer que realmente sei alguma coisa de economia!

17- A Câmara de Setúbal quer obrigar os funcionários a devolver as promoções que lhes foram dadas por direito (ler: camara-de-setubal). Estão em causa as promoções recebidas em 2010/2011, dinheiro esse que foi com toda a justiça e legalidade dado e que certamente os funcionários já gastaram. Vi na televisão os funcionários a chorar porque já não têm esse dinheiro porque recebem pouco e agora têm coisas para pagar como a casa...o cúmulo do ridículo só mesmo em Portugal.

18- A A25, uma das estradas mais importantes para fazer ligações com o resto da Europa tem uma curva chamada Bossa de Camelo (as auto-estradas têm curvas???!!), certamente feita por um ilustre e talentoso grupo de engenheiros...que rende 10 milhões de euros em multas por ano pois os condutores têm de reduzir drasticamente a velocidade para um máximo de 80 km por hora aquando do sinal antes da curva...felizmente ainda não houve acidentes lá. Mas isto só aqui o país do gamanço, inventam de tudo para roubar! (ler em: JN).


19- Aluno com nota 20 após Erasmus na Alemanha chumba o ano em Portugal devido à incompetência dos serviços administrativos da faculdade, ler para crer em: CM

20- Comerciante de Mirandela, notificado pela Segurança Social a pagar uma dívida com 7 anos de 1 cêntimo que devido aos juros é de agora 75 euros (ler em JN).

21- Doente deprimida vai a uma consulta no Hospital e é aconselhada pela equipa médica a suicidar-se.
 


22- Portugueses não devem ficar doentes para não gastar dinheiro ao Estado, quem o diz é Lela da Costa, o secretário de estado adjunto do Ministro da Saúde  (ler: governo-pede-para-nao-adoecer)

 23-Segurança Social envia a família que perdeu os dois filhos num acidente de automóvel a pedir esclarecimentos sobre a razão dos seus filhos faltarem sempre à escola tendo chegado a enviar a GNR lá a casa, a família já tratou de tudo e queria o caso encerrado...a incompetência da segurança social não deixa esta família em paz. 

24- Anda a circular uma petição com mais de 50 mil assinaturas para salvar o Zico, um pittbull que matou uma criança, dizem que a culpa é dos donos do cão (pais da criança)...ao mesmo tempo animais morrem de fome em canis e em quintas porque não há dinehiro para os alimentar, ah e ninguém se lembra do nome do bebé que morreu, chamava-se Diniz e tinha 18 meses...

25- Cavalos Lusitanos são abatidos porque não há dinheiro para os manter e os donos em vez de os verem morrer à fome preferem dar-lhes uma morte digna (os cavalos também se abatem).