quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Notícia assustadora: mil milhões de seres humanos em 2100?


Bem tive conhecimento deste estudo que diz que em 2100 seremos cerca de 100 milhões de pessoas na Terra se continuarmos a este ritmo de reprodução epidémica (hoje já somos cerca de 7 mil milhões)
Clicar: populacao-mundial-podera-atingir-10-mil-milhoes-de-pessoas-em-2100
Se já somos 7 milhões de pessoas e exercemos uma pressão altamente destrutiva no planeta Terra, consumindo os recursos a uma velocidade muito maior do que aquela que a Terra é capaz de produzir, com graves problemas de fome e sede no Mundo e altíssimos níveis de destruição...imagine 100 milhões de humanóides!
Não consigo imaginar nada mais terrível quer do ponto vista ecológico quer mesmo social!
A existência de tanta população não permitirá uma vivência em sintonia com os recursos finitos terrestres e entre seres humanos gerando conflitos políticos gravíssimos.
Por exemplo, a água, só 1% de toda a água no mundo é potável, milhares de pessoas não têm acesso a água potável e morrem de desidratação, na Índia e não só rixas populares por água causam mortes.
O uso de combustíveis fósseis permitiu desenvolver-nos tecnologicamente mas há custos elevados para esta dependência de energia fossilizada: aquecimento global e alterações climáticas.
Por exemplo os glaciares no Tibete estão a derreter a olhos vistos e os Himalaias que fornecem água a cerca de 2 biliões de seres humanos recuam a níveis estrondosos!
Já para não falar de se toda a gente comer carne e peixe então aí é que não há forma de sobrevivermos todos!
A população mundial duplicou numa geração (em 40 anos): em 1970 éramos 3 bilhões e em 2000 cerca de 6 bilhões...e cerca de um ano depois aumenta mais um bilhão...7 bilhões!
Como é possível lutar pela justiça social no mundo se a população não pára de aumentar!?
20% da população mundial gasta cerca de 50% dos recursos naturais e os outros 80% da população mundial anseia a viver como nós!
Se o conjunto da população humana adoptasse hoje o modo de vida dos europeus e dos americanos - carros, água quente à vontade, carne todos os dias, energias fósseis conforme necessário… - seria preciso ter uma superfície de quatro a cinco planetas Terra.
Certo é que as novas classes médias chinesas e indianas começaram a viver no estilo ocidental e quem poderá censurá-las? 

Pela parte que me toca não terei filhos! Primeiro porque não quero mesmo, tenho pavor a isso, sou uma pessoa altamente independente de tudo e de todos e quero viver a minha vida com a maior liberdade possível, para além disso não quero aturar miúdos mimados ou teenagers complicados! Sinceramente antes  a morte que a má sorte!
Faz muito mais sentido adoptar crianças do que fazer mais crianças! Até porque pelo andamento andamento da carruagem a geração seguinte não vai herdar um planeta bom para viver, antes uma herança pesada de um planeta na iminência de se auto-destruir...senão agirmos a tempo.
Portanto feitas as contas os cientistas estimam que, a este ritmo, em 2050 não haverá gelo no Árctico (o que levará a graves mudanças climáticas e alterações de padrões agrícolas e inundações pelo Mundo fora entre outras coisas graves) bem como o esgotamento das florestas tropicais em 2060.
Acho um acto de responsabilidade não meter no Mundo mais crianças e obrigá-las a assistir a toda a merda que a geração anterior fez!
Mas a maior parte das pessoas só quer ter filhos para satisfazer o seu ego, um vazio ou responder a um impulso biológico de preservação da espécie (o tal relógio biológico).
Enfim é preocupante!
Eu quero um Mundo justo para todos mas é matematicamente, fisicamente e realmente impossível fazê-lo com esta população ao nível de uma praga!
Faça as contas, se os seus pais tiveram 4 filhos e você e cada um dos seus irmãos tiver cada um mais 4 filhos origina-se uma nova geração de 16 pessoas, se cada um dos seus filhos e sobrinhos fizer igual serão 64 pessoas e assim consecutivamente...
Por isso acho que as pessoas se deviam de controlar, sinceramente no século XXI não é difícil!
Se isto continuar assim seremos tal e qual os habitantes da ilha de Páscoa que excederam a capacidade que a ilha tinha para os sustentar devido à sua população incontrolável.
Se quiser saber mais sobre demografia leia aqui: http://juana-myuniverse.blogspot.com/2011/05/big-bang-humano.html