segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marcha da indignação


Pois é, dia 15 de Outubro, sábado, eu fui mais uma das indignadas por esse mundo fora que saiu à rua e mostrou o seu descontentamento com estas políticas económicas que estão fartas de se provar estarem erradas e que não servem os interesses da população.
Enfim eu sou muito louca mesmo: passeio sozinha, vou ao cinema sozinha, vou a concertos sozinha, vou a festivais de verão sozinha, vou à praia sozinha, vou a cafés e lounges sozinha, faço jogging sozinha, viajo sozinha, passo muito tempo sozinha (acima de tudo por opção aliado à pouca qualidade de boa companhia)...mas foi desta vez que me superei a mim mesma: eu fui a uma manifestação sozinha. Estou decidia a não deixar de viver e fazer as coisas que acho importante fazer só porque não conheço ninguém à minha altura! 
Tá certo, parece que sou a única indignada do meu vasto leque de conexões sociais: das pessoas todas que se dizem minhas amigas, dos amigos assim assim, dos amigos da onça, dos que somente me cumprimentam, dos que têm o meu número de telemóvel, e-mail ou conexão ao fail das redes sociais. Tá certo, eu que nunca tive dificuldades (e espero não vir a ter) mas estou indignada, já outros meus colegas que se queixam de não terem dinheiro para nada não estão indignados.
Enfim incrível!
Fui sozinha, juntei-me a multidão que desfilou pelas ruas de Lisboa e ainda deu para apreciar a cidade e conhecer o caminho para o Parlamento a pé.
Tanta gente sem casa e esta casa sem gente...

Muitas pessoas levavam mensagens, umas com mais sentido que outras, mas gostei de toda aquela união pacífica, estavam lá pessoas de todo o lado até estrangeiras e brasileiros e angolanos. Os indignados do Brasil erguiam um cartaz a pedir o fim da corrupção no Brasil, que como bem sabemos é epidémica e das maiores injustiças do Mundo para além de estar a destruir a Amazónia e os angolanos embora em pequeno número erguiam cartazes a mostrar o seu descontentamento com a sua classe política de ladrões, especialmente daquele presidente corrupto (clique em: porque-angola-e-brasil-sao-tao-ricos) . Em Angola manifestantes são presos, aqui em Portugal podem dizer o que quiserem, por isso para a próxima venham mais manifestar-se para as ruas!
Angola e Brasil são países fantásticos cheios de potencial que têm todas as condições para dar condições de vida aos seus cidadãos!
Isto foi uma manifestação mundial, em 85 países em quase 1000 cidades as pessoas saíram à rua, as pessoas não acreditam mais nos políticos, nas trafulhices das agências de rating e não toleram mais que economistas e outros artistas andem a brincar com a desregulação da banca arrastando-as para a miséria, está mais que na cara que este sistema alicerçado acima de tudo no poderio americano tem dominado o Mundo, eu sou daquelas pessoas que considera a fome no Mundo mais que evitável, eu sei que o ocidente continua a escravizar e colonizar África e o Médio Oriente, sou absolutamente contra a forma como esta economia funciona: desgastando as pessoas (escravatura moderna) e os recursos naturais para gerar consumo e mais consumo como se os recursos naturais fossem infinitos...sim, eu tenho consciência da podridão em que ficou todo este Mundo, pode-se dizer que sou anti-sistema mas realço que tenho soluções, não sou extremista. Para além disso nem sequer tenho nenhum partido político.
Nós precisamos de soluções, lamurias apenas não nos levam a lado nenhum.
Por todas estas preocupações sociais e ecológicas achei por bem ir à manifestação, tinha de ir, não me adianta nada vir com opiniões, investigações e denunciar corrupção e injustiça no blogue e não agir não é?
Mesmo assim em Lisboa estava à espera de ver mais gente, no protesto da geração à rasca houve muito mais gente...estava à espera que mais pessoas se manifestassem uma vez que um dia antes souberam pela boca do primeiro ministro que funcionários públicos vão ficar sem subsídio de férias e natal, uma vez que o IVA vai voltar a subir pondo em risco o fecho de milhares de restaurantes (querem pôr IVA a 23%), cortes na saúde, etc, etc...se calhar ainda foi pouco, digo eu...não sei porquê tenho dificuldades em acreditar que depois iriam voltar a dar os subsídios de novo, talvez seja muita desconfiança da minha parte mas a História diz-me que quem tira direitos não os torna a dar...a não ser com uma revolução...
Ainda falta o dia em que vão anunciar a privatização das águas, como o governo actual já disse que o fará, e aí quero ver se vão continuar em casa e fazer sabe-se lá o quê enquanto todos os vossos direitos vos são sendo retirados...
Mas realmente eu não percebo mesmo como votaram no PSD, um partido que fez campanha a  promover (à boca pequena é certo), o despedimento sem justa causa, engraçado agora lembrei-me de colegas de faculdade que concordaram com a medida para dinamizar a economia, eu já falei que a minha faculdade é idiota?  clique: vida-de-universitario
Sobre políticas nacionais talvez também tenha interesse ler:
portugal-um-pais-de-chulos
divida-externa-vender-portugal
vergonha-nacional
eleicoes-2011
eleicoes-na-madeira
buraco-da-madeira
O Estado a que isto chegou (leitura altamente recomendada)
Tá aí pois é, fiz uma pesquisa intensiva de política, cheguei a mudar de opiniões e fiquei horrorizada como estes palhaços deram cabo da nossa economia...e nós deixámos. No final deu para entender: a política nacional é uma merda! Solução? virar as costas? talvez sim se isso não interferisse com as nossas vidas, mas interfere! E como a democracia é um sistema de governo em que o povo é soberano, somos nós mesmos que temos de tomar iniciativa e não deixar que os governos façam alguma coisa, eles só irão seguir os seus interesses!
Democracia: governo exercido pelo povo


Não tolero pensar que uma cambada de imbecis está a hipotecar o futuro de gerações futuras mas esse povão é muito burro mesmo e ao quer parece gosta de votar sempre nos mesmos manhosos! Ma seriam os outros (da oposição) aqueles que estão sempre contra tudo melhores? Talvez não, eles dizem uma coisa e fazem outra, por exemplo o PSD/CDS/BE/CDU não queria aprovar as impopulares medidas de austeridade para controlar o défice orçamental sugeridas pelo PS, o PEC4 (PEC=plano de estabilidade económica) foi chumbado e o governo caiu, chamaram o FMI e agora o PSD está a exigir coisas muito mais difíceis aos portugueses, medidas aliás mais troikistas que a própria troika...O PSD e o CDS mostraram claramente a sua intenção: tacho! Já o BE e a CDU fizeram uma campanha igualmente descredibilizante a dizer que tínhamos de renegociar a dívida quando eles se abstiveram de ir sequer à reunião com a troika negociar o quer que seja. O PS foi o partido que pôs este país mais de pantanas do que já estava e mentiu ao país repetidamente...dias antes tinhamso dinheiro para TGV?s, mais uma ponte sobre o Tejo e um novo aeroporto...dias depois já podíamos ficar sem dinheiro para pagar salários à função pública e ir para a bancarrota!
Vejamos este exemplo do novo primeiro ministro do PSD, Passos Coelho que no dia 1 de Abril de 2011 (dia das Mentiras) garantiu ao país (pelo Media) e uma jovem rapariga que não iria cortar nos subsídios de Natal...disse que era um disparate...
Agora vão cortar durante pelo menos dois anos o subsídio de natal e de férias!
Não é de admirar que as pessoas deixem de votar, é mesmo difícil acreditar em algum daqueles mentirosos! Eu que o diga...demorei algum tempo mas já percebi o porquê...mas não viro as costas, ninguém decidirá nada por mim nem que vá lá fazer um voto nulo!
Este sistema político catual é aliás resultado disso mesmo, do desinteresse do povo pelo governo...isso dá-lhes carta branca para fazerem o que quiserem!
Mas como eu disse, este problema é mundial.
Quanto às trafulhices na Europa, sinceramente juntar países tão distintos, cada qual com a sua cultura e língua, que foram inimigos políticos e construir uma união fantasma em que impera o feudalismo e os países perdem a sua autonomia (ex: Portugal, Espanha, Grécia) em prol da superpotência alemã não podia dar bom resultado. De facto a Alemanha está a conseguir pela economia o que não conseguiu com a Guerra: dominar a Europa.
Esta União Europeia não funciona, pagam aos agricultores portugueses para não produzir (a zona do Alentejo era altamente produtiva no antigo regime e agora ficou abandonada, essa zona era conhecida como o celeiro da Europa agora é um deserto quase) e não os dão quotas de pesca aos pescadores portugueses para pescar no seu próprio mar, resultado: compramos muito peixe aos espanhóis...que o pescaram na nossa costa. Temos 3 auto-estradas para a cidade do Porto com portagens caríssimas e gasolina cara também (50% do valor de abastecimento da gasolina vai para os cofres do Estado), e como se isso não bastasse querem pôr portagens em estradas públicas para sacar mais dinheiro às pessoas. Mais a Alemanha vendeu 2 submarinos inúteis a Portugal que não precisa deles e a Alemanha vendeu também armamento à Grécia nesta altura de crise...a Alemanha está em franco crescimento económico...até parece que estas crises têm sido bons negócios para a Alemanha...
Se quiser ler sobre trafulhices na UE clique em:
resposta-alema-para-crise-grega-vendam as ilhas
comissao-europeia-gasta-milhoes
escandalo-na-uniao-europeia
Se quiser saber um pouco mais sobre economia:
moeda-e-funcao-financeira
euro-vantagens-e-desvantagens
A minha convicção:
portugal-deve-deixar-zona-euro
Seja sincero que ganhámos nós com o Euro? A UE impôs-nos medidas absurdas que estagnam a nossa economia, passámos a importar tudo, até o que podíamos produzir e não produzimos, financiaram-nos obras ridículas que só nos endividaram, o custo de vida aumentou brutalmente mas os nossos ordenados mantiveram-se na mesma ou até encolheram, de facto a vida aqui é tão ou mais cara que na Alemanha ou França mas lá ganham mil, dois mil euros por mês aqui são 500 euros de ordenado mínimo!
Quero que o meu país volte a ter a sua autonomia financeira, não somos uma colónia alemã, nem no verão!
Quero o escudo de volta, ter os navegadores portugueses e as caravelas nas notas a exortarem os nossos feitos pelo mundo...sempre fomos grandes no mundo quando saímos da Europa e o fomos descobrir dando novos mundos ao mundo. Portanto seria uma boa ideia intensificarmos relações comerciais com países que partilham a mesma alma que a nossa:a alma lusófona. Do género negócios que fossem bons para ambas as partes porque muito pouco tem sido feito nesse intuito.

Voltando ao tema: o buraco financeiro em Portugal: 3 mil milhões de euros, eu acho que os cidadãos deviam saber em que é que se gastou tanto dinheiro e o porquê de termos desgraçado a nossa economia alegremente por imposição europeia e não só.
Quero saber quem foram os responsáveis, mas a lista deve ser longa uma vez que desde o 25 de Abril Portugal teve défice orçamental...um dia havia de estourar, foi agora!
Criminalizá-los?! Sim isso seria fantástico, como estão a fazer lá na Islândia. Durante toda a história da humanidade os políticos e a sua classe elitista apoiante (nobreza e clero e mais tarde o burguês e o multimilionário especulador) fizeram do povo o que quiseram, está na altura de acabar com isso!
Não podemos deixar o nosso destino entregue nas mãos de corruptos que minam a qualidade de vida do povo.
Em Portugal não há inocentes, são todos culpados: todos sabiam do rumo catastrófico a que levavam o país! Que fizeram? E mais importante ainda. porque o fizeram???
E quando digo que todos são culpados até o povo que elegeu os mesmos corruptos de sempre ou então nem votava, não se envolvendo na democracia deixámos que nos levassem a este Estado!
Todos temos culpa! Por isso todos temos de mudar e exigir uma democracia limpa, transparente e que nos represente.
A minha mensagem na manifestação era bem simples e directa: "Quem cala consente!".
Eu não vou calar, e você?


melhor mensagem da manifestação:

"SE O SISTEMA NÃO TE SERVE, NÃO SIRVAS O SISTEMA!"