quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Florestas Tropicais: o tesouro do Mundo



As florestas mundiais são responsáveis por mais de 28% da produção de oxigénio. Apesar da enorme diversidade de formas de vida que albergam e da sua importância na produção de oxigénio, as florestas húmidas ocupam menos de 6% da superfície da Terra- e devido à constante desflorestação, esta percentagem diminui todos os dias, contribuindo para a extinção de muitas espécies e provocando alterações radicais no clima de muitas regiões.
Os efeitos da desflorestação na Terra são graves: climas regionais e global em elteração descontrolada, cheias mais frequentes e extinção de milhares de espécies de plantas e animais. As causas desta destruição são muitas, mas as mais graves são a exploração florestal e a criação de gado.
Os ambientalistas estimam que mais de 75% das florestas mundiais já foram destruídas ou degradadas devido à exploração florestal.
Quando se perde parte da floresta, o oxigénio aí produzido, devido á fotossínetese, diminui o sequestro (captura e armazenamento) de dióxido de carbono (CO2) também é reduzido, tal como a biomassa florestal e o respectivo potencial energético, importantes para o bem-estar da Terra.
A quantidade de substâncias que se podem encontrar nas plantas das florestas húmidas é impressioinante, muitos medicamentos naturais vêm da floresta Amazónia que é conhecida como a maior farmácia do mundo.  Contém substâncias como os polifenóis que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e de cancro e seivas de frutos para tratar diabetes, entre muitas outras substâncias e aplicações.
As três maiores florestas húmidas do mundo são: em primeiro lugar a Amazónia com 7 milhões de km^(2), as florestas húmidas africanas com 3,6 milhões de Km^(2) que poderiam ser muito maiores não fosse a sua exploração, e a floresta de Gondwana na Austrália.
5 factos sobre florestas húmidas:
1)os cientistas estimam que até 75% das espécies da Terra possam viver nas florestas húmidas-um dado espantoso- e que milhões estarão ainda por descobrir.
As florestas tropicais cobrem apenas 7% da superfície do nosso planeta, mas abrigam mais de 50 das espécies do mundo 2)as florestas húmidas são o habitat de um elevado número de plantas das quais derivam os medicamentos modernos.
3)situam-se sobretudo entre os trópicos de Câncer (norte) e de Capricórnio (Sul).
4)apesar do avanço do Homem, pensa-se que vivam mais de 40 tribos indígenas incontactadas nas florestas húmidas, sobretudo no Brasil e na Papua Nova-Guiné.
5) Devido à destruição massiva muitas florestas estão a desaparecer. Destruiu-se mais de 90% da floresta húmida da África Ocidental.



fonte: revista Quero Saber (Novembro 2010)
O que você pode fazer para contrariar a desflorestação?
1)torne-se vegetariano, uma das causas primárias para a desflorestação da Amazónia é a criação de gado, muita dessa carne é exportada.
2)não ter em casa animais exóticos e denunciar quem os tenha, esses animais têm o direito de viver no seu habitat e em liberdade em vez de ser peça decorativa numa sala por puro luxo do que é o nojo da humanidade. Refiro-me a todos os animais mas os que mais são vendidos em contrabando são mesmo os pássaros como as catatuas e papagaios.
3) certificarmo-nos que a madeira dos nossos móveis não provem de florestas húmidas e se possível nem ter móveis em madeira.
4)poupar papel e reciclar SEMPRE!
5) contraiar impulsos capitalistas ajuda o ambiente.
6)Exigir enquanto nação humana que as florestas devem ser património global e por isso inexploráveis, por isso sim sem dúvida por exemplo a Amazónia não deveria pertencer ao Brasil!
7)Lembre-se que se mudar o seu mundo o mundo muda, todos juntos cumprindo a nossa parte faremos a diferença